terça-feira, 30 de setembro de 2014

Tenha sempre um livro

Tenha sempre um livro
 
  
 
 
Repousar com um bom livro pode ser uma forma bem cativante de ocuparmos algumas horas das nossa férias e de promover atitudes de silêncio e equilíbrio corpo-mente.
Na correria do dia-a-dia por vezes lamentamos o tempo que não temos e atribuímos frequentemente importância a actividades que depois de integradas não são questionadas. A leitura de um livro não pode ser abafada por novos "prazeres" e, para isso, temos de entender o valor que a mesma possui na área pessoal, interpessoal e social.
Ler é um acto de descoberta que suscita emoções, pensamentos e aprendizagens constantes. Envolvidos nessa actividade a nossa curiosidade não tem limites. Procuramo-nos no mundo através dos livros e, assim, reinventamo-nos. Tornamo-nos personagens do mundo e aprendemos a conviver melhor com ele. Lemos, entendemos e criamos histórias. Criamo-nos!

Fonte de prazer e ferramenta de promoção cognitiva é uma actividade através da qual desenvolvemos a criatividade, ampliamos os nossos conhecimentos e aprendemos a ver o mundo em diferentes perspectivas. 

O hábito da leitura deve ser estruturado desde a infância através de momentos lúdicos e de interação positiva com adultos.  

A leitura faz parte de uma educação completa (e sempre inacabada) para crianças, jovens e adultos. Ou seja, da construção de indivíduos capazes de pensar por si próprios, activos no seu processo de aprendizagem e mais capazes de viver consigo próprios e em sociedade.


A leitura talvez continue a ser uma actividade de privilegiados se falamos de quem não só aprendeu a ler como de quem é capaz de ler para aprender. Se aqui se sente diferente, goze essa diferença!



Ler para quê?

- Para aprender e conhecer
- Para o aperfeiçoamento linguístico 
- Para a construção de uma personalidade
- Para saber comunicar
- Para prevenir o declínio cognitivo
- Para saber estar com o outro
- Para ter prazer e como fonte de bem-estar
- Para ter memórias
 
 
Respeitarmos os livros como parte e extensão de nós próprios é sinónimo de compreensão da leitura como fonte de inspiração, sabedoria e conhecimento. O livro é um objeto dinâmico e apaixonante. Relacione-se com ele(s) e talvez algum deles cumpra o conceito de amizade citado no livro "O principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry: "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós".
                                                                                                    Tenha sempre consigo, o seu livro!   Tenha sempre um livro!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário, que vai ser submetido à apreciação do Clube, para posterior publicação.