sábado, 12 de abril de 2014

Sangue e medula recolhidos pelo Lions

Sangue e medula recolhidos pelo Lions
 
O Lions Clube da Trofa organizou mais três colheitas de sangue no início deste mês de abril. Para além da recolha de sangue, foi também promovida a recolha de medula óssea.
O primeiro local de recolha foi em Fradelos. Já na manhã de sábado, 12 de abril, foram dois os pontos de recolha de sangue. Um no Lar de Idosos Mundo de Vida e o outro na empresa Eurico Ferreira.
Na dádiva de medula óssea havia a motivação extra de ser uma campanha no sentido de encontrar um dado compatível para Bruno Conceição, guarda-redes de futebol que já passou pelo Clube Desportivo Trofense. Até esteve prevista a passagem de Porfírio Amorim, atual técnico do clube, e de alguns elementos da direção pelo local, mas tal não veio a acontecer.
Manuela Oliveira, presidente do Lions Clube da Trofa, estava satisfeita, mas ainda assim queria mais: "Está a correr mais ou menos. Tínhamos uma expetativa mais alta, principalmente em relação à colheita de medula óssea, sobretudo porque havia a acrescentar o facto de ser para um ex-jogador do Trofense. No entanto, temos cerca de 80 dadores e já não é muito mau. Além disso, um só dador pode fazer a diferença e isso é que conta".
A líder do Lions realçou também a importância da dádiva de medula óssea, sobretudo pela raridade de descoberta de dadores compatíveis: "A dádiva de medula é muito importante. A dádiva de sangue é mais fácil porque um dador pode fazê-lo cerca de quatro vezes ao ano. Já na medula óssea só se pode fazer uma vez e há quem diga que existe uma pessoa num milhão compatível com alguém. Além disso, na dádiva de medula óssea, quem se registar fica numa base de dados mundial e Portugal já contribuiu com muitas dádivas que salvaram vidas noutros pontos do planeta. E o inverso também. Daí o empenho do Lions e da empresa Eurico Ferreira. É de saudar que tenhamos cada vez mais parceiros nestas iniciativas", concluiu Manuela Oliveira.

 
Correio da Trofa
Escrito por Pedro Póvoas
Publicado em 27 abril 2014
 

 

 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário, que vai ser submetido à apreciação do Clube, para posterior publicação.