sábado, 1 de dezembro de 2012

Jantar Solidário juntou 180 pessoas

In Notícias da Trofa - 07 Dez. 2012

Jantar Solidário juntou 180 pessoas

O Lions Clube da Trofa promoveu, no sábado, dia 1 de dezembro, o jantar de Solidariedade Social, na Casa da Agra, na Maia.
Foi ao som da música gospel interpretada pelo Estúdio 34, composto por 40 antigos alunos do Instituto Nuno Alvares, que se realizou mais um jantar de Solidariedade Social, com o intuito de "angariar verbas" para uma instituição do concelho da Trofa. Cento e oitenta pessoas participaram neste evento solidário do Lions Clube da Trofa, cuja direção estava "muito satisfeita com a adesão" que teve, fazendo assim um balanço "muito positivo".
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) foi a escolhida para receber o apoio angariado. "Continuaremos a apoiar projetos que nos envolveram desde o seu início, sendo que um dos que mais nos toca é o Centro de Educação Especial da Trofa ligado à APPACDM, que acolhe mais de cem educandos", afirmou Maria Elisete Leal, presidente do Lions Clube da Trofa.
Maria Elisete Leal começou por agradecer aos presentes pela "contínua amizade e amor às causas sociais". Um agradecimento que foi reforçado pelos "miúdos da APPACDM", que ofereceram às senhoras uma bota, feita em tecido, com uma mensagem, que pode ser colocada na árvore de Natal. Um momento "muito bonito" e que sensibilizou todos os presentes.
A próxima atividade do Lions Clube da Trofa passa pela atribuição de um prémio a um "aluno do 12º ano que mais se destaque e que pertença a uma família carenciada" e a um "jovem educando da APPACDM", de forma "a incentivar o mérito dos alunos". O prémio consiste na presença dos jovens num campo de férias internacional de juventude dos Lions, durante três semanas, num país da Europa, por ser "uma experiência muito enriquecedora".
"Conscientes de um dos grandes flagelos (desemprego) que assola a juventude, neste momento", o Lions Clube da Trofa vai organizar, durante o mês de janeiro, a 1ª edição "À procura do 1º emprego", que, como o próprio nome indica, consiste em workshops destinados aos jovens à procura do primeiro trabalho. "Julgamos que lhes será útil e que dará a orientação necessária para essa finalidade", concluiu.

Colheita de sangue a favor dos doentes do Hospital de S. João
"Uma manhã pela vida" é o slogan do Lions Clube da Trofa para uma colheita de sangue que está a preparar a favor dos doentes do Hospital de S. João, do Porto.
A recolha realiza-se no dia 15 de dezembro, sábado, entre as 9 e as 12.30 horas, no salão polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa, e destina-se a dadores de Santiago de Bougado.
"Apelamos à participação de todos. Há doentes que precisam de si", invocou a associação. Esta colheita é a última que o Lions vai promover em 2012, por isso não hesite em dar o seu contributo solidário. Vai ver que não custa nada ajudar a salvar vidas

sábado, 13 de outubro de 2012

Lions Clube da Trofa com duas colheitas de sangue



11 Out. 2012

Lions Clube da Trofa com duas colheitas de sangue




O Lions Clube da Trofa apela à participação da comunidade nas duas próximas colheitas de sangue, de forma a ajudar "os doentes", que precisam destas dádivas.
A primeira decorre no salão paroquial de Fradelos, no dia 12 de outubro, sexta-feira, entre as 16 e às 19.30 horas. A dádiva é a favor do Instituto Português do Sangue do Porto.
Já no dia 13 de outubro, sábado, a colheita de sangue reverte a favor do Hospital de S. João do Porto.

O edifício da ASCOR (Associação de Solidariedade Social do Coronado), em S. Romão do Coronado, foi o local escolhido para acolher esta iniciativa, que decorre entre as 9 e as 12.30 horas. P.P.

sábado, 31 de março de 2012

Trofa criou Banco Municipal Virtual de Medula Óssea



Trofa criou Banco Municipal Virtual de Medula Óssea

A Câmara Municipal da Trofa assinou a 31 de Março 2012, sábado, um Protocolo inovador Este protocolo foi assinado entre a Autarquia, o Centro de Histocompatibilidade do Norte, o Lions Clube da Trofa e todas as oito Juntas de Freguesia do Concelho da Trofa.
Esta iniciativa partiu de uma ideia do Lions Clube da Trofa que dinamiza, no Concelho, colheitas de sangue regulares há vários anos, tendo conseguido que as doações do Concelho da Trofa representem sete por cento do sangue consumido, anualmente, no Hospital de S. João.

O Protocolo foi assinado numa cerimónia que decorreu na Trofa, numa sessão de homenagem e reconhecimento aos dadores benévolos de sangue e contou com a participação de Helena Alves, diretora do Centro de Histocompatibilidade do Norte (CHN) e de José Magalhães Moreira, Vice Presidente da Câmara Municipal da Trofa, além dos Presidentes de Junta locais e do Presidente do Lions Clube da Trofa.
Na prática, este Banco Municipal Virtual de Medula Óssea vai permitir a disponibilização, por parte do Centro de Histocompatibilidade do Norte de material informativo e de apoio logístico à organização de recolhas de dadores.
No futuro, tanto as Juntas de Freguesia como a Câmara Municipal terão um papel fundamental, fornecendo material informativo e participando em ações de educação para o transplante e educação para a saúde, junto das escolas e população em geral.
Em paralelo estas instituições poderão efetuar um pré-registo das pessoas interessadas em serem dadores, para depois serem organizadas ações de recolha com um número pré-determinado.
Simultaneamente, caberá á Câmara Municipal da Trofa a cedência de instalações para a organização das brigadas de recolha.

Esta iniciativa insere-se numa campanha de sensibilização para a angariação de mais dadores de medula óssea, informando os potenciais dadores e facilitando o acesso dos cidadãos aos meios e à informação essencial.

Durante a cerimónia, os protagonistas da assinatura do Protocolo de criação do Banco Municipal Virtual de Medula Óssea lembraram que todos os cidadãos com idades entre os 18 e 45 anos, podem participar no Registo Português de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) como potenciais dadores de medula óssea.


*** Nota do Gabinete de Comunicação da C.M. Trofa ***